...

Como aparecer no explorar do Instagram

Celular visto de cima, com tela ligada no explorador do Insta. Como aparecer no explorar do Instagram.
Celular visto de cima, com tela ligada no explorador do Insta. Como aparecer no explorar do Instagram.
Sumário

Você já se perguntou como aparecer no explorar do Instagram? Quando o assunto é crescer nas redes sociais, em especial, crescer no Instagram, aparecer na aba explorar é uma das melhores formas de obter um bom crescimento orgânico. Afinal, é nessa parte do Insta que os usuários vão quando querem descobrir conteúdos novos na plataforma.

No explorador do Instagram os criadores de conteúdo podem posicionar suas publicações de forma estratégica, garantindo que elas cheguem a quem mais se interessa por eles. Então, podemos dizer que aparecer no explorar é tão importante quanto comprar seguidores ativos do Instagram como estratégia de crescimento na rede social.

Mas, não basta apenas criar uma nova publicação para ser visto no explorador no Instagram. É aqui que muitos usuários ficam surpresos e sem perguntam: como aparecer no explorar do Instagram? Se você tem essa dúvida, continue lendo e confira as dicas para melhorar seu desempenho no Insta!

O que é o explorar do Instagram?

Antes de falarmos sobre como aparecer no explorar do Instagram, é necessário entender melhor o que é essa parte do Insta, até mesmo para compreender a importância de aparecer por aqui. O explorador do Instagram é uma aba do aplicativo do Insta, representada pela lupa no canto inferior da tela, que seleciona e mostra conteúdos com base nos interesses do usuário.

Isso significa que cada usuário vê o explorar do Insta de um jeito diferente, apenas com aqueles conteúdos que o algoritmo do Instagram considera relevante mostrar para aquela pessoa. Ou seja, os conteúdos que você publicar na rede social não vão aparecer no explorador de todos os usuários da rede, mas apenas para quem for selecionado pela plataforma com base suas preferências de conteúdo.

Esse detalhe faz toda a diferença para quem deseja saber como aparecer no explorar do Instagram. Porque, ao invés de focar em atingir um público variado, os criadores de conteúdo percebem que é muito mais efetivo criar postagens conforme os interesses de uma audiência específica, aparecendo para o maior número possível de pessoas interessadas naquele conteúdo.

Por que é importante aparecer no explorador do Instagram?

Aparecer no explorador do Instagram significa ganhar mais visibilidade dentro da rede social. Quando um criador de conteúdo faz postagens que passam a ser exibidas com frequência na aba explorar, isso significa que ele está acertando quais são os interesses do seu público-alvo. Portanto, isso significa mais visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.

É claro, apenas descobrir como aparecer no explorar do Instagram e marcar presença por lá, não é suficiente, seu conteúdo precisa ser clicado pelo usuário, e visto. Mas, apenas o fato de estar no explorar torna isso muito mais fácil e recorrente.

Afinal, seu conteúdo está exibido para pessoas com grande probabilidade de clicarem nele para conferir. Logo, quanto mais conteúdos relevantes você criar, maiores são suas chances de alcançar um grupo amplo de pessoas no explorar do Instagram.

Quer mais dicas para se destacar no Instagram? Leia também: 5 estratégias para fazer seus vídeos viralizar no Instagram.

Como aparecer no explorar do Instagram? Os critérios do algoritmo

Para descobrir como aparecer no explorar do Instagram com mais assertividade, o primeiro passo é conhecer os principais critérios que o algoritmo do Instagram avalia ao selecionar os conteúdos que aparecem na aba explorar.

É claro, não sabemos tudo como funciona o algoritmo, pois nem o próprio Instagram revela essa informação por completo. Mas, após anos de Instagram no mercado, os profissionais do marketing já aprenderem muito sobre isso, e descobriam que alguns critérios fazem diferença para de determinar como aparecer no explorar do Instagram. Confira:

  • As informações da publicação: o Insta analisa a relevância do conteúdo através do número de visualizações, curtidas e compartilhamentos.
  • Informações sobre o perfil criador do conteúdo: o algoritmo avalia os níveis gerais de engajamento do criador, seu número de seguidores e o conteúdo em si, para decidir se é do interesse de outros usuários e relevante o suficiente.
  • Histórico do criador de conteúdo: o algoritmo avalia o histórico de criação de conteúdos, e de atividades online na rede, do dono do perfil criador. Isso inclui os comportamentos e interações prévias na plataforma, frequência de publicação e teor das publicações.
  • Histórico do usuário do Instagram: o algoritmo também analisa o comportamento do usuário para quem o conteúdo é exibido, em especial suas interações prévias com o perfil do criador de conteúdo e também com conteúdo similares.

Considerando esses fatores, podemos perceber dois aspectos gerais:

  1. O Instagram prioriza mostrar apenas conteúdos de interesse do usuário;
  2. O Instagram avalia entre os conteúdos de interesse dos usuários quais são mais relevantes, para decidir o que mostrar.

Ou seja, ao pensar em como aparecer no explorar do Instagram, não adianta acertar os interesses do seu público-alvo, se o conteúdo que você produz não for bom, bem otimizado, dentro dos tamanhos de post do Instagram, feito com criatividade e autenticidade.

E, mesmo que o conteúdo tenha tudo isso, se o criador não for constante nas publicações, o algoritmo pode não mostrar seus posts no explorar, por entender o perfil do criador como pouco relevante.

Dicas sobre os conteúdos que mais aparecem

Print da aba explorar no Instagram

Quando você compreende melhor como funciona a seleção de posts para aparecer no explorador, você também aprende melhor como aparecer no explorar do Instagram na prática. Então, para facilitar sua jornada na criação de conteúdos que apareçam mais no explorar, confira as dicas sobre os tipos de posts que costumam aparecer nessa aba com mais frequência:

  • Conteúdos de contas que o usuário segue;
  • Conteúdos de contas com as quais o usuário interage mais, curtindo, comentando e compartilhando, mesmo que não as siga;
  • Posts com os quais as contas seguidas pelo usuário mais interagem;
  • Conteúdos mais recentes e com altos níveis de engajamento;
  • Posts com hashtags e tags de localização em locais próximos ao usuário, principalmente, locais em que ele costuma consumir.

Um dos principais objetivos do Instagram, como qualquer outra rede social, é criar uma comunidade engajada, onde as pessoas possam se conectar com conteúdos de seus interesses, e também com pessoas que compartilham interesses comuns. Por isso mesmo, para criadores de conteúdo em busca de destaque no Instagram, o conhecimento sobre o perfil do seu público-alvo é indispensável.

Se você quer mais dicas sobre o que postar no Instagram para se destacar, dá uma olhada aqui: o que postar no Instagram, dicas de conteúdo.

Como aparecer no explorar do Instagram? Estratégias eficazes

Bom, agora que você já entende melhor quais são os critérios do algoritmo do Instagram para selecionar os posts que vão aparecer no explorar, você já pode começar a criar conteúdos com maiores chances de aparecer nessa aba. E, para potencializar ainda mais os seus resultados, nós preparamos algumas dicas de estratégias eficazes fáceis de implementar.

Quer saber como aparecer no explorar do Instagram com mais frequência? Então, confira a seguir.

Conheça seu público-alvo em primeiro lugar

O conteúdo que você publica deve ser sempre direcionado ao seu público-alvo. Isso quer dizer que você precisa pensar no que as pessoas que se interessam pelo teor das suas publicações gostariam de assistir, além de conhecer suas dores, queixas, e dúvidas, para saber como aparecer no explorar do Instagram.

Tudo isso é necessário para:

  • Criar conteúdo que o seu público goste de assistir;
  • Criar conteúdos que respondam dúvidas dos seus usuários, trazendo utilizada prática;
  • Planejar e criar conteúdos que toquem nas dores e insatisfações da audiência, o que resulta em maior engajamento na publicação.

Para fazer isso não tem outro jeito, você precisa traçar o perfil do seu público-alvo, descobrindo informações como idade predominante, gênero, faixa de renda, nível de instrução, preferências e interesses.

Transforme seu perfil em uma conta empresarial

O Instagram tem duas opções principais de contas: a conta pessoal, que pode ser pública ou privada, e conta empresarial, que é sempre pública. A primeira opção tem todos os recursos que os usuários que usam a rede social apenas para fins pessoais precisam. Eles podem se conectar com amigos, conhecidos e familiares, compartilhar suas fotos e vídeos, e ainda manterem sua privacidade, se assim desejarem.

Agora, para marcas e criadores de conteúdo que desejam destaque, crescer, conquistar seguidores e até mesmo transformarem-se em influenciadores digitais, a conta empresarial do Instagram é recomendada. Pois, com esse tipo de perfil você pode ter acesso ao Instagram Insights, que vai apresentar uma série de dados e estatísticas sobre o seu desempenho.

Acompanhando esses dados, você pode fazer ajustes nos seus posts para melhorar o engajamento, e descobrir como aparecer no explorar do Instagram de forma mais recorrente, com estratégias personalizadas para o seu perfil.

Publique no Instagram Reels

O Instagram Reels é muito importante para quem quer saber como aparecer no explorar do Instagram. Afinal, a plataforma de vídeos curtos dentro do Insta é muito popular. Dados de uma pesquisa realizada pelo pela Hootsuite, por exemplo, indicam que o conteúdo em vídeos gera 38% mais engajamento que o conteúdo em imagens.

Os vídeos do reels seguem um padão similar ao do TikTok, com tempo máximo de 3 minutos e barra de rolagem infinita. Afinal, o reels foi criado para competir diretamente com o TikTok, que já demonstrou amplamente que esse formato prende a atenção dos usuários, que costumam passar um bom tempo simplesmente assistindo um vídeo atrás do outro.

Esse formatoo tem funcionado muito bem para o Instagram, e os vídeos curtos são o tipo de publicação mais popular por lá. Logo, o algortimo do Insta também prioriza os reels de boa qualidade e que sejam do interesse do usuário para mostrar no explorar. O que significca que ninguém que queira destaque na rede social pode deixar os vídeos curtos de fora de sua estratégia.

Foque em conteúdo de qualidade

Ao pensar em como aparecer no explorar do Instagram, é preciso ter em mente que os somente os conteúdos de boa qualidade aparecem por lá. Ou seja, vídeos com baixa resolução, áudio ruim ou na proporção errada, bem como imagens fora da proporção 1080 x 1350x, com baixa qualidade e todo de conteúdo mal otimizado, fica de fora do explorador do Insta.

Lembre-se que existem milhares de criadores de conteúdo no Instagram competindo pela atenção do público. É claro, alguns nichos são mais concorridos do que outros, mas independente disso, a concorrência existe em qualquer segmento que você escolha atuar. E a maioria desses criadores de conteúdo investe na criação de vídeos, imagens e áudios de alta qualidade para chamarem a atenção da audiência. Então, se você quer aparecer no explorar, precisa fazer o mesmo.

Use hashtags certas e inclua tags de localização

Como o explorar também prioriza conteúdos que sejam próximos ao local do usuário, e que estejam sinalizados corretamente, você não pode esquecer de colocar boas hashtags e tags de localização em suas postagens. Você pode até mesmo usar o mapa do Instagram para indicar sua localização, caso você seja uma loja física e queira ampliar suas vendas presenciais.

Isso é essencial para quem saber como aparecer no explorar do Instagram com maior frequência. Mas, lembre-se: exagerar no número de hashtags não é a melhor estratégia. O mais recomendado para não poluir sua postagem e baixar seu desempenho, é usar entre 5 a 10 hashtags, escolhendo bem cada uma delas, para ampliar o alcance da sua publicação.

Quer baixar seus conteúdos preferidos do Instagram, mas não sabe como? Conheça nossas ferramentas essenciais de download do Insta e comece agora mesmo! É gratuito.

Aprenda com os outros conteúdos do explorar para aparecer mais!

Como última dica, lembre-se de sempre analisar os conteúdos que aparecem no explorar para aprender mais sobre o funcionamento do algoritmo do Instagram. Você pode usar seu próprio perfil como base, e identificar quais postagens mais aparecem para você. Então, é possível algumas e testar esses formatos para produzir novos conteúdos, descobrindo o que funciona para você.

Você também pode aprender os melhores horários para postar no Instagram, e começar a unir essas suas estratégias, sempre analisando suas métricas de desempenho para aprender o que realmente funciona e descobrir como aparecer mais no explorador do Instagram.

Agradecemos por ter chegado até aqui! Desejamos que as dicas e estratégias sobre como aparecer no explorar do Instagram ajudem você a ter maior visibilidade no Insta! Gostou do conteúdo? Compartilhe sua opinião deixando um comentário!

2500

Visualizações Reels

R$2,97

1000

Visualizações Reels

R$1,99

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima