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5 Estratégias para fazer seus vídeos viralizar no Instagram

Sumário

Como viralizar no Instagram? Com certeza, você já deve ter visto alguns vídeos virais do Instagram. Se você tem o hábito de assistir os reels esse número deve ser ainda maior, já que isso acontece com frequência por lá. Então, você decide criar um reel e publicar na rede social, mas seu vídeo não viraliza. Parecia fácil né, o que será que não deu certo?

Pode parecer simples, mas todo o vídeo do reels que viraliza tem uma estratégia por trás. Algumas vezes, pode ser o próprio tipo de conteúdo, como no caso de vídeos mais espontâneos, feito com pouco ou nenhum planejamento. É claro, investir em estratégias como comprar visualizações dos reels no Instagram ajuda muito, mas esse é o único fator responsável pelo sucesso dos vídeos virais.

Então, se você quer descobrir como viralizar no Instagram reels, esse texto é para você! Continue lendo e confira 5 estratégias para fazer seus vídeos viralizar e comece hoje mesmo!

Entenda o que é melhor o Instagram Reels

Antes de apresentarmos as estratégias para fazer seus vídeos viralizar no Instagram, é importante entender melhor o que são os reels. Inclusive, isso é parte de uma estratégia bem sucedida para gerar engajamento no Instagram, já que publicar um reels com as configurações erradas pode arruinar seu vídeo, por mais que o conteúdo seja interessante.

Um vídeo reels é um conteúdo curto, com no máximo 3 minutos de duração. Esses vídeos são apresentados no formato vertical, em proporção de 9:16, onde é possível usar músicas, imagens e voz. Apesar da sua popularidade, os reels são novos no Instagram, e foram criados para competir com os vídeos do TikTok, que apresentou um crescimento muito rápido desde o seu surgimento no Brasil.

Então, em primeiro lugar, considere que seu vídeo deve estar no formato vertical e ser um bom conteúdo para até 3 minutos de exibição. Pois, apesar de seres vídeos curtos, é muito fácil para os usuários do Instagram pularem seu conteúdo em menos de 3 segundos, e nesses casos, você não contabiliza nenhuma visualização, o que é essencial para viralizar no Instagram reels.

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Como viralizar no Instagram? 5 Estratégias para criar vídeos virais

Como viralizar no Instagram

Alguns reels no Instagram simplesmente explodem e alcançam milhões de pessoas, enquanto outros não conseguem sair da marca dos milhares, quando alcançam essa marca. A verdade é que viralizar no Instagram não é sorte, é uma questão de planejamento adequado, do bom uso de gatilhos mentais e psicológicos, padrões de criação de conteúdo e conhecimento das preferências do público-alvo.

Pensando nisso, reunimos abaixo 5 estratégias para viralizar seus vídeos no Instagram reels, que são fáceis de aplicar e até mesmo um iniciante pode aproveitar!

1. Conheça bem as dores do público-alvo

Para viralizar no Instagram reels não basta criar um vídeo que você ache divertido, ou até mesmo um conteúdo completo que você pesquisou bem. É preciso conhecer quais são as dores do seu público-alvo, para entender quais gatilhos mentais e psicológicos vão manter o interesse dos usuários no seu vídeo pelo maior tempo possível.

As pessoas não estão interessadas em saber quanto trabalho aquele vídeo deu para fazer, ou se o criador do conteúdo acha o vídeo divertido. Alguns usuários até podem ligar para isso, mas são poucos. O que as pessoas procuram são conteúdos que vão de acordo com seus interesses, conteúdos com as quais elas se identifiquem pessoalmente. Para isso, é importante entender:

  • Quem são as pessoas que você quer atingir com o vídeo?
  • O que motiva essa audiência?
  • Quais tipos de conteúdos mexem mais com a emoção do seu público?
  • Quais problemas seu público alvo quer resolver?
  • O que seu público não tolera de jeito nenhum?

Por exemplo, se o público são estudantes universitários, com certeza um conteúdo bem-planejado, dinâmico e divertido sobre temas como semana de provas, professores da faculdade, falta de tempo para estudar ou o dia a dia da vida universitária são boas apostas.

Mas, você também pode apostar em discutir temas que geram revolta no seu público, porque normalmente, as pessoas adoram manifestar sua opinião sobre o que lhes desagrada. Por exemplo, se o seu público é muito conservador em costumes e hábitos, você pode discutir temas relacionados a liberação dos costumes sociais nas gerações mais jovens, para gerar participação ativa da sua audiência.

Agora, cuidado: esse tipo de estratégia precisa ser bem-feita, caso contrário, o público pode perder o interesse pelo seu conteúdo e você não vai viralizar no Instagram assim. Uma boa forma de engajar mantendo o interesse é lançar uma pergunta como “você concorda com isso?”, “o que você acha disso que está acontecendo agora?” Então, apresentar o tema e deixar a audiência se manifestar.

Leia também: passo a passo, como mudar a senha do Instagram.

2. Aposte em tipos de reels que estão em alta e escolha o áudio certo

Uma das estratégias mais fáceis para engajar é acompanhar os reels, e descobrir quais tipos de vídeos estão em alta no momento. Pois, ao produzir um conteúdo similar, desde que bem-feito, as suas chances de viralizar no Instagram são bem altas.  Por exemplo, pode ser que em um determinado momento os vídeos de humor e entretimento estejam em evidência, em outro podem ser tutoriais ou listas, e assim por diante.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social onde as pessoas gostam de passar tempo para se divertir, mas isso não quer dizer que você não possa viralizar com um conteúdo mais sérios. Pois, as pessoas também gostam de aprender no Instagram, receber dicas e atualizações de notícias.

Outro ponto importante é sempre usar uma música em alta no Instagram para complementar o conteúdo. Pois, os áudios são muito importantes para a estratégia dos vídeos reels, já que envolvem a audiência com o seu conteúdo e promovem maior identificação do público-alvo com sua postagem. Inclusive, a própria popularidade da música do vídeo pode fazer o usuário permanecer assistindo segundos preciosos a mais, apenas para curtir o som.

Nesse caso, aposte em um áudio que além de popular, combine com o conteúdo do vídeo. Pois, os usuários avaliam em segundos se a música combina ou não com a postagem, se atrapalha ou não o entendimento do conteúdo do vídeo. E podem pular seu reel se ele for confuso, ou tiver uma música que atrapalhe a compreensão geral do conteúdo da postagem.

3. Use as legendas certas para viralizar no Instagram

Apesar do áudio ser muito importante, uma pesquise realizada Verizon Media e Publicis Media aponta que 92% dos usuários assiste vídeos em som. Mas, para viralizar no Instagram mesmo sem áudio, esses vídeos precisam ter algum atrativo a mais que motive a visualização completa do conteúdo, e esse atrativo é justamente uma legenda assertiva, bem posicionada no vídeo.

Dessa forma, você permite que os usuários que assistem os conteúdos no mudo possam entender o que acontece no seu vídeo. O mesmo vale para pessoas com deficiência auditiva, que podem se beneficiar da sua publicação da mesma forma que um usuário sem essa condição, se divertindo, aprendendo e quem sabe, interagindo com seu vídeo através de curtidas e comentários.

Mas, não se esqueça que suas legendas devem seguir um padrão de qualidade que o algoritmo do Instagram exige, sendo legíveis, bem posicionadas e claras para viralizar no Instagram. Outro ponto importante são as preferências da sua audiência. Então, pode ser útil fazer uma enquete, por exemplo, para descobrir como os usuários que assistem você preferem as legendas.

Dica importante: suas legendas não devem cobrir o conteúdo do vídeo, nem dificultar a visualização. Elas devem estar bem posicionadas, com uma fonte do Instagram legível, e no tamanho certo para poderem ser lidas sem atrapalhar o conteúdo visual do reel.

4. Não publique vídeos com marcas d’água de outras redes sociais

A prática de postar vídeos no Instagram baixados de outras redes sociais é comum. Por exemplo, muitos usuários que usam o TikTok publicam primeiro por lá, e depois fazem o download do vídeo, para poder postar esse conteúdo no Instagram e em outras redes sociais. Não há problema nenhum em fazer isso, desde que você remova a marca d’água que vem junto.

Afinal, o próprio Instagram revelou para seus usuários que um dos segredos para viralizar no Instagram é não postar conteúdos com marcas d’água vindos de outras redes. Preferencialmente, poste vídeos sem nenhum tipo de marcação de outros aplicativos. Pois, o algoritmo da plataforma identifica quando você posta conteúdos com esse tipo de marcação, e exibe o seu vídeo com menor prioridade entre os milhares de reels que são postados diariamente.

Para remover a marca d’água, você pode usar um editor de vídeo, existem diversos aplicativos que você pode baixar ou até mesmo opções online, como o Online Vídeo Cutter. Se você não souber como fazer a remoção, vale a pena dedicar algum tempo para aprender, pois isso é diferencial importante para viralizar no Instagram.

5. Invista em imagens de qualidade e escolha os horários certos para postar

Mesmo que os reels sejam vídeos curtos, ninguém gosta de assistir um vídeo com qualidade de imagem ruim, pois isso dificulta o entendimento e visualização do conteúdo. Gravar com imagem e som de qualidade pode não parecer muita coisa, mas já é um diferencial que separa o seu conteúdo de outras centenas de vídeos reels que não são feitos com esse cuidado.

Você não precisa investir em uma superprodução visual, mas é preciso manter padrões mínimos de qualidade e legibilidade, permitindo que a mensagem seja compreendida de forma clara. Mas, é claro, se você tiver recursos e tempo para investir em um vídeo com uma produção melhor, faça isso! Pois, vai ajudar muito o seu vídeo a viralizar no Instagram, principalmente se for um conteúdo criativo.

E não podemos esquecer que existem os melhores horários para postar no Instagram, um detalhe que pode fazer muita diferença no seu sucesso. Alguns horários geram maior engajamento e visualizações do que outros, e as primeiras horas após a publicação são decisivas para qualquer vídeo reels viralizar no Instagram.

Então, não tenha pressa após criar o seu conteúdo. Decida com calma em qual horário irá publicar, pois isso fará uma boa diferença nos seus resultados para viralizar no Instagram!

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Poste com frequência para viralizar no Instagram

Conseguir viralizar no Instagram logo no primeiro vídeo é difícil. É claro, alguns sortudos conseguem essa façanha, mas a verdade é que a maioria dos vídeos que viralizam na rede social são fruto de trabalho e aperfeiçoamento contínuos dos seus criados, que não desistem e a cada novo vídeo tentam algo diferente, até acertar.

Publicar com frequência nos Instagram Reels permite que você obtenha insights valiosos, aprendendo na prática quais são as preferências do seu público-alvo, qual tipo de formato de vídeo mais funciona e quais erros precisam ser corrigidos para os próximos conteúdos. Como resultado, a cada video novo que você publicar seu conteúdo estará mais assertivo, chamando ainda mais atenção.

Ao publicar com regularidade você tem ainda mais uma vantagem: o algoritmo do Instagram começa a prestar mais atenção em você, entendendo seu perfil como um criador de conteúdo ativo, e com isso, passa a recomendar de forma mais assídua o seu vídeo para outros usuários, não só nos reels, mas até mesmo no feed do Instagram.

É isso! Chegamos ao final desse artigo! Gostou das estratégias para fazer seus vídeos viralizar no Instagram? Deixe seu comentário, adoraríamos saber qual a sua opinião e como nosso conteúdo ajuda você a crescer no Instagram! Obrigado pelo seu tempo!

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